jueves, 8 de octubre de 2009

CSLusoven: Lusa - Venezuela: Consulado de Caracas vai premiar trabalhos de estudantes de Comunicação Social sobre associativismo português


Caracas, 07 Out (Lusa) - O Consulado Geral de Portugal em Caracas vai premiar os trabalhos de investigação sobre o associativismo português na Venezuela, realizados por estudantes luso-venezuelanos de Comunicação Social, revelou a cônsul-geral Isabel Brilhante Pedrosa.

Vou arranjar um patrocinador e criar um prémio, no Consulado, para os trabalhos de investigação (sobre associativismo português) e há aqui tantos estudantes de comunicação social, que são os candidatos naturais”, disse.

A cônsul-geral de Portugal em Caracas falava durante o II Encontro Nacional do Clube de Comunicadores Sociais Luso-Venezuelanos que teve lugar no Hotel Gran Meliá Caracas e contou com a presença de três dezenas de participantes, entre eles jornalistas e estudantes de jornalismo, representantes de clubes recreativos portugueses e de organismos de beneficência.

Há aqui uma ligação muito interessante entre o trabalho associativo, os clubes e os comunicadores. É muito importante termos uma memória e não esquecer o passado para sabermos para onde vamos”, explicou.

Segundo Isabel Brilhante Pedrosa, o prémio permitirá aos estudantes “trabalhar a história dos clubes e das associações” luso-venezuelanas que, no seu entender “têm tido um trabalho absolutamente notável” e, ao mesmo tempo, “preservar a memória, recuperar as origens e ajudar a criar raízes para o futuro”.

Explicou que o trabalho associativo local é extraordinário, “sem paralelo noutro país do mundo” mas teme “que algumas coisas se estejam a perder porque não há um registo da história desses clubes”, pois algumas associações nem sequer estão registadas no Consulado.

É uma área que merecia atenção”, sublinhou.

Convidada a falar sobre os apoios de Portugal à imprensa luso-venezuelana, a cônsul explicou que podem ser materiais ou financeiros.

Embora não havendo apoios específicos para a Comunicação Social, é possível apresentar projectos a pedidos de apoio sempre que promovam a integração social, escolar, cultural e política dos jovens luso-descendentes, esclareceu a consul.

Qualquer órgão acaba por integrar e respeitar estes objectivos”, frisou.

Recordou também que o Governo português disponibiliza assinaturas de jornais ou revistas em português e que, a pedido, é possível aceder ao serviço Comunidades da Agência de Notícias Lusa, graças a um protocolo assinado entre a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e a agência.

Felipe Gouveia - Correspondente da Lusa na Venezuela
© Agencia noticiosa Lusa

_____________________________________________________________

www.cslusoven.org - FaceBook - FaceGroup - contacto@cslusoven.org

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Gracias por su comentário
Obrigado pelo seu comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire