miércoles, 27 de junio de 2012

CSLusoVen/Venezuela: Dia Nacional do Jornalista

Companheiros (as), colegas e amigos (as)

Hoje assinala-se o Dia do Jornalista, na Venezuela, uma data que evoca o 27 de junho de 1818, dia em que circulou pela primeira vez o jornal “Correo del Orinoco”, criado pelo Libertador Simão Bolívar.

Sem querer entrar em dissertações históricas é oportuno recordar que aquele jornal converteu-se na voz da liberdade e circulou com um brilhante enunciado que encerrava um profundo e refletivo conteúdo: “somos livres, escrevemos num país livre e não nos propomos enganar o público”.

A celebração de hoje constitui um mais que justificado motivo para fazer chegar a todos os colegas comunicadores sociais uma curta mensagem de encorajamento e de agradecimento pelo trabalho que desenvolvem aos mais variados níveis, sublinhando o destacado e persistente empenho de muitos lusos e descendentes, na promoção e divulgação da cultura lusitana e da língua portuguesa.

É também motivo para apelar-vos a unificar esforços na afirmação do Clube de Comunicadores Sociais Luso-venezuelanos, mas, sobretudo para garantir a preservação das nossas raízes nas suas mais variadas manifestações, em particular da cultura lusitana e da língua portuguesa, uma Língua que cada vez mais reafirma a sua importância e que se vislumbra fundamental para o desenvolvimento profissional de muitos.

Cada um de nós é responsável pela preservação e promoção das suas raízes e é nesse âmbito que é importante ter também em conta a dualidade de sentimentos e de culturas que enriquecem a nossa origem e condição de luso-venezuelanos.

As raízes portuguesas enriqueceram a nossa origem e formação, as venezuelanas complementa-nos, e são também motivo de orgulho. Falta agora que cada um de nós se empenhe em mostrar o melhor de cada uma destas duas pátrias, privilegiando informativamente todos os aspectos e acontecimentos positivos que projetam uma melhor imagem e lhes dão maior visibilidade.

Sempre ao dispor, subscrevemos-nos com a mais elevada consideração,
Respeitosos cumprimentos jornalísticos luso-venezuelanos.


Felipe Gouveia, Lic.
Presidente Nacional do Clube de
Comunicadores Sociais Luso-Venezuelanos” (CSLusoVen)



No hay comentarios:

Publicar un comentario

Gracias por su comentário
Obrigado pelo seu comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire