O Consulado Geral de Portugal em Caracas informa que no quadro das celebrações do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas promove em parceria com o banco BANIF a exposição fotográfica “Comunidade portuguesa na Venezuela: da notícia à memória” que estará patente ao público nas instalações do Consulado Geral de Portugal em Caracas a partir de 8 de Junho durante dois meses.
A exposição colectiva apresenta uma selecção de mais de 30 imagens que revelam a presença portuguesa na Venezuela nas suas diversas expressões a partir dos arquivos fotográficos de Felipe Gouveia, Francisco “Paco” Garrett e José A. Rodrigues, três profissionais que ao longo dos anos mais se distinguiram no acompanhamento da vida da comunidade portuguesa neste país. A iniciativa só foi possível com o apoio do banco BANIF, patrocinador oficial do evento.
Essencialmente centrada nos eventos, actividades e ícones da comunidade portuguesa na área de Caracas desde a segunda metade do século XX até à actualidade, as fotografias são a homenagem possível aos portugueses que escolheram a Venezuela para viver, retratando momentos significativos, ilustrando instituições e recordando figuras e eventos que não só marcaram toda a comunidade portuguesa na Venezuela como assumiram repercussão noticiosa fora das fronteiras da Venezuela.
"Da notícia à memória " provoca o público a perceber como a comunidade portuguesa na Venezuela, uma das diásporas que mais se tem destacado pelo seu dinamismo e solidariedade, se foi desenvolvendo, se uniu em termos associativos, se mobilizou em torno de causas e soube sempre distinguir-se de forma exemplar no país de acolhimento contribuindo de forma assinalável para o seu desenvolvimento mercê da sua relevância nos diversos sectores sócio-económicos.
As obras seleccionadas de Felipe Gouveia, Francisco “Paço” Garrett e José Rodrigues correspondem a olhares distintos e leituras diferenciadas tendo como denominador comum o resgatar da história e a presença portuguesa na Venezuela.
_________________________
Notas CSLusoVen: Os 3 fotografos são tambem membros do Clube CSLusoVen e jornalistas luso-venezuelanos
No hay comentarios:
Publicar un comentario
Gracias por su comentário
Obrigado pelo seu comentário
Thank you for your comment
Merci pour votre commentaire